Conclusões

 

O Estudo 1, que constituíu uma primeira abordagem em campo, conduziu a algumas conclusões que aqui se registam de forma sucinta:

  1. As TIC contribuem para a melhoria da qualidade de serviço;
  2. A comunicação ascendente e descendente é facilitada pelas TIC;
  3. O e-mail é frequentemente utilizado na comunicação interna;
  4. A utilização de mensageiros e blogs ainda não é significativa, mas o grau de fidelização a estas novas formas de comunicação electrónica é elevado;
  5. Os Portais destinados ao público interno registam uma significativa utilização.

Com a realização do Estudo 2, confirmou-se que é hoje inequívoco que as TIC têm um impacto no domínio da comunicação interna das organizações e, por consequência, em todas as áreas funcionais, uma vez que permitem, como se comprovou pela investigação, flexibilizar os processos de trabalho, aumentar capacidades e tempos de resposta e reduzir custos.

Apesar das evidências expostas nesta tese de doutoramento, existe o perigo de muitas PME´s ficarem para trás e em situação de desvantagem face às grandes empresas, por não tirarem partido das oportunidades das novas TIC.

Por isso, também podemos afirmar que o Mercado das TIC e dos SI nas PME´s da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza está ainda numa fase de crescimento, longe talvez de atingir a fase de maturidade e uma vez que, como disse ELVIRA VIEIRA (2007), autora citada nos capítulos 6 e 8, as zonas que registam maior crescimento económico são aquelas que têm maior concentração de capital humano, será nessas que o Mercado das TIC regista mais oportunidades para se desenvolver.