Desk Research

 

Antes da realização do Estudo 2 fez-se a Desk Research que permitiu identificar outras conclusões de estudos elaborados anteriormente.

 

Alguns estudos anteriores:

    • Estudo sobre Comunicação Interna efectuado por uma equipa de investigadores do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), sob a direcção técnica do Professor Fausto Amaro e da Dra. Paula do Espírito Santo;
    • EstudosRelatório – Diagnóstico de Comunicação Interna feitos pela Spirituc e Associação Portuguesa de Comunicação da Empresa (APCE) o nos anos de 2005/06 (1ª edição) e 2009 (2ª edição);
    • RUI BRANCO (2008: 229): Inquérito realizado a empresas certificadas em Gestão da Qualidade em Portugal, que foi aplicado, entre outros, com o objectivo de conhecer as vantagens e dificuldades na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e na respectiva certificação;
    • ALEXANDRA PEREIRA (2007:117-167): Inquérito por questionário aplicado via e-mail a uma amostra de 34 coachs em Portugal, com o objectivo de estudar as práticas de coaching em Portugal.
    • CARLOS MOREIRA e EDUARDO COUTO (2001:21-31): Estudo desenvolvido com o objectivo de caracterizar as TIC nas PME´s do concelho da Maia, no distrito do Porto, no Norte de Portugal, no âmbito do Projecto Europeu MaiaInova;
    • J. M. CORBACHO e ANA FERNANDEZ (2004:299-310): Estudo sobre a realidade empresarial e institucional de Pontevedra procurando analisar a situação dos gabinetes e departamentos de comunicação e/ou de relações públicas, não tanto das multinacionais, porque sobre estas já existiam muitos estudos mas apenas sobre as PME´s;
    • Universidade de Santiago de Compostela e a Torres y Carrera (2007): Estudo denominadoEstudo competitividade e comunicação 2007;
    • GLÓRIA REBELO (2003: 126): Estudo sobre o Teletrabalho em Portugal e Espanha;
    • ELVIRA VIEIRA (2007): Tese de Doutoramento pela Universidade de Santiago de Compostela que incluíu um estudo empírico da Euro-Região Galiza-Norte de Portugal por forma a analisar o efeito do capital humano sobre o processo de crescimento económico de cada região.